quinta-feira

ONDE ESTÁ A ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR NO 1º CICLO?


Os alunos da Gemieira já frequentam o moderno Centro Escolar da Ribeira. Os interesses das crianças prevaleceram, felizmente.

O que não parece edificante é o facto dos encarregados de educação da Gemieira terem ficado a cantar vitória, já que lhes foram garantidas refeições a 1€ numa escola que as cobra a 1,18. Como dizia um conhecido actor, "não havia necessidade...". Do que há necessidade é de um sistema de acção social escolar para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, à semelhança do que acontece noutros concelhos. Um sistema que permita às crianças oriundas de famílias carenciadas beneficiarem de refeições gratuítas (ou a metade do preço), de livros e material escolar gratuíto ou parcialmente subsidiado. Ponte de Lima é, hoje em dia, um oásis, pois é o único concelho do distrito que teima em não implementar um sistema que tanto ajudaria os mais carenciados.

Apesar dos riscos de aproveitamento que uma medida destas poderia arrastar, evitar-se-ia que os prejudicados sejam aqueles que mais necessitam!