quarta-feira

Turismo de habitação...

A primeira e única casa de turismo rural de Rendufe já figura na Internet. Pode aceder-se à mesma em: [sitio 1], [sitio 2], [sitio 3].

Um dos caminhos possíveis para lutar contra a desertificação da freguesia passa pela criação de infraestruturas deste género. Só o aproveitamento sustentado dos recursos existentes, nomeadamente, os de âmbito paisagístico, etnográfico, histórico, etc. é que podem constitui-se como fontes de potencial riqueza para a freguesia.

A criação de uma rede de casas de turismo pode ser o mote para:
- Empregar a população cativa;
- Restaurar as casas em ruína;
- Fortalecer os laços de cooperação social;
- Criar um mapa de actividades abertas aos turistas:
  • - Matança do porco;
  • - Participação em actividades do campo;
  • - Visitas guiadas aos recantos mais belos da freguesia;
  • - Sessões etnográficas e culturais;
  • - Cozinha tradicional;
  • - Contacto com as actividades associadas à pecuária;
  • - [etc.]
- Gerar mais valias económicas tanto para os proprietários das casas, como para os habitantes que cooperam no desenvolvimento das actividades;
- [etc.]

É ou não, um caminho possível para o futuro da freguesia de Rendufe? É ou não, um caminho possível para as freguesias rurais do concelho de Ponte de Lima? É certo que não é uma solução para todos, mas pode tornar-se uma mais valia de inegável valor para todo o concelho, nas suas múltiplas vertentes e dicotomias.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Entre 24 e 26 de Março decorre em Ponte de Lima, na Quinta da Angra o “Despertar Sabores e Tradições nos Solares de Portugal” a nova “vivência” criada pela TURIHAB. Em colaboração com a Oficina da Natureza, o programa vai dar vida ao lema “Cada Casa uma Vivência, Cada Visita uma Experiência”. Promover o contacto com a natureza, os sabores e o património do saber-fazer que se pode encontrar nos Solares de Portugal, são algumas das mais valias deste evento.

11:48 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home