quinta-feira

Coisas do Alto Minho

Agora que se fala do TechValley

Segundo o Jornal de Notícias, o Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento (IIID) deverá instalar-se num espaço, embora ainda não definido, equivalente a sete estádios de futebol na cidade de Braga. Uma boa notícia para a região.

Ponte de Lima deverá encarar esta notícia como um desafio para o futuro. A criação ou reformulação das zonas industriais existentes em Parques de Ciência e Tecnologia deveria merecer a maior das atenções do executivo municipal. Ocupar grande parte do espaço dos parques com unidades empresariais ligadas à área da tecnologia, com produtos de elevado peso tecnológico e inovadores, seria o objectivo. Estes locais poder-se-iam tornar em espaços de intercâmbio entre a área do conhecimento e a área da indústria. Locais propícios à inovação, à criação de empresas, às start-up's. Num local ideal para a tão esperada incubadora de empresas. No fundo, num local de criação de emprego.

A Universidade do Minho está demasiado perto para não ser encarada como um parceiro fundamental num projecto como este e estou certo de que o Politécnico de Viana do Castelo não viraria as costas a esta oportunidade. Ponte de Lima tem muitas das condições, o espaço disponível e os acessos são um exemplo, para vir a tornar-se numa referência nesta área, posicionando-se na geoliderança neste sector.

Mesmo sem a COBRA, é prioritário pensar seriamente nesta hipótese.