segunda-feira

Sobre o centro histórico de Ponte de Lima

Será a morte do Centro Histórico de Ponte de Lima?

A crescente oferta de novas habitações, inevitavelmente prédios, nas freguesias circundantes; a inexistência de oferta habitacional moderna no centro histórico; a impossibilidade de reconstruir quer pelos preços incomportáveis, quer pelos entraves burocráticos são factores que, associados a mais alguns, têm conduzido ao envelhecimento da população e consequentemente à desertificação humana. A deterioração é cada vez mais crescente no parque habitacional do Centro Histórico. Aos jovens quando pensam em adquirir casa própria na vila de Ponte de Lima nunca lhes ocorre uma no Centro Histórico, seria um "luxo" para o qual eles, por norma, não estão financeiramente habilitados, e nestes estão incluídos os que sempre lá residiram. Uma grande parte das famílias que ainda lá reside fá-lo porque nunca teve a oportunidade de se mudar para um dos novos blocos de apartamentos na Feitosa e na Graciosa .

Fazem falta medidas para inverter esta tendência suicida: implementação de realidades tão em voga noutros Centros Históricos como a disponibilização de postos Wireless para acesso à Internet gratuitamente, disponibilização da televisão por cabo, desburocratização de todo o processo de obras e o incentivo de cariz fiscal ou subsidiário a que estas se realizem, o incentivo à habitação própria para os jovens. Todos estes aspectos são exequíveis, se existir a verdadeira consciência de que a actual situação não irá melhorar só por si.

Esperemos que a construção de um novo parque de estacionamento na área de S. João não seja sinónimo da proibição unilateral do estacionamento no areal, pois isso seria a condenação à morte do Centro Histórico. Significaria o golpe de misericórdia ao comércio tradicional que aí labuta e que, na realidade, é quem contribui para a pouca vida que o Centro Histórico ainda tem.

Jornal Alto Minho 21-01-2006

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

- Os problemas do futuro surgem precisamente quando o fosso entre a realidade e as aspirações se tornam demasiado grandes - Michel Godet

Estaremos perante esta situação?

1:17 da tarde  
Blogger Henrique Figueiredo said...

viva!
è sempre bom ler estas manisfestações de opinião é sinal que existem pessoas atentas, muito bem!

1:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home