terça-feira

ZONAS INDUSTRIAIS

Depois do muito que se tem discutido nos últimos tempos, sobre a instalação ou não de grandes superfícies industriais na região, a Câmara Municipal de Ponte de Lima vem mais uma vez mostrar a sua vontade em fazer crescer a actividade industrial no nosso concelho, com o lançamento de um concurso público para a construção do Polo Industrial da Queijada e suas acessibilidades, com valor inícial previsto de 720 000 Euros.

Este tipo de investimentos por parte do executivo camarário deixa-me algumas dúvidas, começando logo por tentar saber se a câmara já tem garantida a vinda dessa duas grandes superfícies (Cobra e Ikea), ou outras, garantindo assim o retorno de um investimento com algum valor (Até porque ao custo destas obras acrescem outras despesas, compra de terreno, etc....) Não é que nos tenhamos de preocupar com a falta de dinheiro, até porque como todos nós sabemos Ponte de Lima tem uma das Câmaras Municipais mais ricas do Pais, mas a verdade é que esse dinheiro poderia ser bem utilizado noutras áreas ou ajudar a baixar impostos como o IMI.

Outra dúvida que me preocupa é a da existência de saneamento, isto porque se a Zona Industrial da Gemieira está estrategicamente colocada junto ao Rio Lima, o que facilita o desaparecimento dos efluentes, a Zona Industrial da Queijada não tem nenhum curso de água de dimensões suficientes para "despejar" os efluentes aí produzido. Sendo que a própria freguesia da Queijada, bem como todas as outras ao seu redor, não possui qualquer rede de saneamento básico, esse luxo apenas ao alcance dos moradores da metrópole. Será que ainda vão construir toda esta rede de saneamento e uma ETAR algures no Trovela? Espero que assim seja, não me agradava nada ver mais cursos de água inquinados na nossa terra.

Pensativo quanto a algumas outras dúvidas, como a necessidade imperiosa de construir esta infraestrutura, e neste sítio, fico esperançado em poder um dia ver o Concelho de Ponte de Lima transformado num motor de desenvolvimento da Zona Norte do Pais, com baixos níveis de desemprego e boa qualidade de vida. Isto porque me parece clara a vontade que o executivo mostra em trazer para cá grandes investimentos.

Assim espero que aconteça, se bem que este investimento na industria, se assemelhe bastante àquela luta para defender o Mundo Rural, que Daniel Campelo levou a cabo e cujos resultados todos podemos ver diariamente.

Para finalizar devo salientar que todo o investimento que venha melhorar os índices de vida da População Limiana é de facto bem vindo, no entanto devem haver cautelas pois a instalação de grandes empresas pode ser apenas temporária, como já vimos no passado.

Para Ponte de Lima, O Melhor, Sempre!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem visto...

9:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O resultado da política desastrosa da Câmara Municipal veio ontem ao de cima. Mais um encerramento, mais 50 pessoas no desemprego.

6:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho que o nosso presidente é um homem de iniciativas, acho que fez bem em construir pólos industriais pois só assim conseguirá atrair empresas para o nosso concelho, nao acho que devia ficar à espera que as empresas contactassem a câmara e tivessem que esperar pela construcçao posterior do pólo industrial. Penso é que devia tentar atrair as empresas da mesma forma que faz a câmara dos arcos de valdevez que ja tem os pólos cheios, pois criou condiçoes vantajosas para empresa como reduçoes de impostos, beneficios fiscais e preço do terreno aliciante. Quanto ao pólo da queijada tenho que reconhecer que o nosso presidente é um homem com uma grande visão pois este pólo tem um acesso perto da auto-estrada e portanto tá perto de tudo inclusivé de espanha.Espero que o presidente continue o bom trabalho e crie condiçoes às empresas existentes, porque ponte de lima só crescerá se tiver comercio e industria em que as pessoas se possam empregar e só assim as pessoas terão capacidade financeira para poderem ir aos restaurantes e ao comercio local. Ponte de lima nao deveria estar só virado para o turismo, tambem mas nao só. O nosso presidente tentou atraves de jardins e embelezamento da zona historica assim como a maxima ponte lima terra rica da humanidade, atrair turistas e talvez tenha conseguido mas esta conquista só serve interesses dos restaurantes e hóteis e os outros?? Falta um parque de campismo porque os turistas de casa às costase têm que ir para a quinta de pentieiros que fica a quilometros da vila em que o turista para vir à vila tem que vir com a casa atrás?
Acho tambem que a construçao de uma mini" golegá" em ponte de lima com o concurso hipico anual tenha sido uma aposta que só no futuro veremos se foi boa ideia....espero que sim para bem de todos nós.
Por fim fica aqui o apelo ao nosso presidente - crie postos de trabalho e verá a melhoria de vida dos seus municipes.Nós votamos em si e dependemos de si.

2:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home