quinta-feira

Sociedade da Informação

No Diário Económico de ontem, 10 de Maio, podia ler-se o seguinte:

"As áreas da informação e conhecimento vão receber 18% dos 25 mil milhões de euros do Programa de Investimentos em Infra-estruturas Prioritárias (PIIP) e deverão ser as principais geradoras dos 120 mil novos postos de trabalho."


Perante esta notícia, formulo as seguintes questões: Será que este investimento de milhões só vai ser efectuado na infra-estrutura tecnológica? A tecnologia vai ser imposta às pessoas? Ou vai haver mecanismos auto-reguladores de adequação da população ao impacto e penetração crescente das tecnologias no quotidiano diário? A info-literacia será um dos objectivos prioritários destes investimentos?
Qual o papel da autarquia no seio deste paradoxo? Há ou não um plano estratégico para o concelho limiano no que concerne a esta questão? Ou teremos de viver sempre no país dos arrependidos e no "Ai se eu tivesse feito isso, agora não estaria a passar por esta situação". Este é o momento de análise e reflexão sobre as boas práticas que começam a emergir um pouco por toda a Europa. Deve começar-se a aplicar no terreno os planos concretos desta intervenção essencial para evitar a info-exclusão de uma grande parte da população limiana.