quarta-feira

Cartaz da discórdia


Perante um cartaz destes, alguém se sentirá bem aqui?

Se eu fosse a algum lugar onde encontrasse um cartaz destes, interrogar-me-ia se estava lá bem, pois ficaria quase com a certeza de que as pessoas que lá vão, na sua maioria, são “sacrop”, ambientalmente incultas, indesejáveis.Além disso, as pessoas, mesmo sentindo-se culpadas, não gostam de mensagens tão agressivas. È necessário educar e para tal o uso de termos como limpo e lixo não é muito eficaz. Uma linguagem mais “soft” seria mais adequada e até podia ser mais abrangente.Limpas, presume-se que as pessoas venham para cá. Lixo é aquilo que as pessoas entendem que se destina a ser apanhado por alguém. Seria conveniente referir um valor que diga alguma coisa aos visitantes e fazer referência também à natureza e aos locais apropriados, porque Ponte de Lima pode dizer alguma coisa só a nós. Os outros estão de passagem.O que está em causa aqui em Ponte de Lima é a defesa do ambiente e, se nós sabemos que muitos dos nossos visitantes vêem nas margens pouco cuidadas do nosso rio o local ideal para arremessar detritos e fazer as mais elementares necessidades, a mensagem podia ser:Sejam ambientalmente cultos!
A urbanidade fica bem em qualquer lado!Não abandonem o vosso lixo fora dos locais a ele destinados!Não conspurquem a natureza!
O ruído também polui!
Ponte de Lima – Cartaz de sensibilização?
Cartaz sem indicação do promotor, Câmara Municipal, colocado nos acessos e no centro de Ponte de Lima
Se é certo que o problema que o cartaz refere é grave não o é menos que se possa ir do largo Alexandre Herculano, na Além da Ponte, até praticamente ao Mercado Municipal e poder contar por uma mão os locais para colocar o lixo.
Seria melhor gastar o dinheiro que se gastou nestes cartazes, de gosto duvidoso, para colocar outros indicando as zonas de merendas bem como colocar nestas as infra-estruturas necessárias. Quem não cumprisse com as regras era autuado sem complacências.
Já agora seria bom que os responsáveis pelos cartazes assumissem com o seu logótipo (Ponte de Lima Terra rica da Humanidade...?) a sua autoria. Ou será que a escolha da cor associada à falta de assinatura é propositada?
Mensagem escabrosa e xenófoba!
Os meus caros colegas "bolggers" Trigalfa e Ponte de Lima já fizeram eco da colocação, nas entradas de Ponte de Lima, de uns painéis com a inscrição "Em Ponte de Lima seja limpo ou vá-se embora - Diga não ao lixo". Concordo no substancial com as suas observações. Os painéis também nos suscitam os seguintes comentários:1. A inexistência de um responsável pela mensagem, coloca-a no campo da clandestinidade, aguardando-se apenas que seja retirada (se não estiver licenciada) ou que seja dado a conhecer o seu autor, que deverá ter obtido as respectiva licença junto da autarquia;2. Pelo mau gosto da mensagem, julgamos mesmo que deveria ser retirada, pelo cariz marcadamente xenófobo e intolerante que deixa transparecer. O seu autor revela uma profunda falta de sensibilidade e bom senso ao colocá-la na rua, deixando transparecer que Ponte de Lima é uma terra intolerante;3. Não é um bom "cartaz de visita", um chamariz para quem pretende entrar na sede do concelho "Terra Rica da Humanidade". Antes pelo contrário, pode ser um extraordinário repelente, não apenas daqueles que, mercê de deficiente formação em cidadania, continuam a sujar e a poluir, mas de outros que, temendo um pequeno erro, não arrisquem a ser apontados publicamente e expulsos da que pretende transformar-se em "Terra mais limpa da Humanidade";4. A cidadania aprende-se e ensina-se. Em primeiro lugar aos nativos, para que possam ser um bom exemplo para quem nos visita. E é aqui que deve ser colocado o acento da política municipal: aprender a respeitar os outros, respeitando o local onde todos vivemos, o espaço público, não poluindo e não sujando.5. Por favor, quem os colocou, que tenha a sensibilidade e o bom-senso de retirar aqueles cartazes que envergonham todos os limianos, tanto os que sujam como os que não sujam o espaço público!